20/07/2020 às 15:30

Amizade Pet e Saúde

268
7min de leitura

Conheça a história da Pandora (@pandora_pug_princess) 

e a relação especial com a saúde de sua família

Estudos já comprovam que os animais estão ajudando muito os seus amigos humanos durante o confinamento e isolamento social, e têm desempenhado um importante papel durante a pandemia

Já se sabe o quanto os pets, com destaque para cães e gatos, ajudam para alegrar uma casa e contribuem para cura e melhoria de doenças, principalmente as de causas psíquicas, como a depressão, trazendo muitos benefícios para a saúde.. 

Quem conhece o trabalho da ONG Ateac , de cães terapeutas, sabe o quanto isso é verdade e as várias vantagens deste trabalho, como: "Diminui a pressão arterial, melhora a coordenação motora, estimula o cognitivo, estabiliza a freqüência cardíaca, libera endorfina e oxitocina diminuindo Cortisol (hormônio do stress), gerando assim sensação de bem estar contribuindo para o sistema imunológico."

Portanto, é inegável que nesta fase em que muitas pessoas estão sozinhas e sem poder sair, os cães e gatos são ótimas companhias.

Mas para a família da Regiane , isso já está bem comprovado há algum tempo.

AUce vai falar de mim, tia?

Seu filho, agora com 24 anos, sempre quis ter cachorro, desde criança. 

Como a família mora em apartamento e na época tinha pouca estrutura e também pouca informação sobre pets, a Rê acabava "matando a vontade" do Vi com animais menores, como peixes, hamster... mas a vontade do cachorro permaneceu.

Até que, aos 20 anos, ele apareceu com uma coelha MiniLop, a Neném.

Muito inteligente, interagia como cachorro. Logo conquistou o coração de todos na casa e era o xodó da família. 

Mas com apenas 2 anos de idade ficou doente e o veterinário dela de confiança e especialista em animais silvestres, o Dr. Wagner Toyama, infelizmente estava fora de Campinas em um congresso e não foi possível atendê-la

Não teve jeito, ela ficou internada, fez os exames, mas deixou a família, falecendo em fevereiro de 2018.

Para a Regiane foi um choque. A Rê tem várias comorbidades causadas por depressão e TOC, e a partida da Neném desencadeou uma depressão profunda. "Não queria entrar nem no quarto pois a caminha dela estava lá", ela me contou.

Poxa,, não goto de ver minha mamain tisti...

Ao ver que a Rê não melhorava, seu esposo Marcelo começou dar umas pesquisadas em cachorros.

O filho Vi queria um Pug, já tinha estudado a raça e se apaixonado.

E como não se AUpaixonar??

Certo dia ele mandou um video da Pandora. A Rê achou estranho pois, ao criador chegar com a mão perto para mostrar o tamanho da filhote, ela parecia bem assustada.

- Quem é?

- Se você quiser, ela é sua

- Então eu quero agora!

Esse foi o diálogo decisivo para a Pandora fazer parte da família <3

"Foi paixão, coisa de louco, para quem não queria cachorro. (...) era para ser"

Eu já queria ir logo pra essa fAUmília

Combinaram de encontrar os criadores no estacionamento do shopping. "Na época não sabia nada sobre o assunto, sobre canil, era leiga sobre esse assunto". Ainda assim, a Rê continuou, com a intuição de que algo estava errado. 

Dentro do carro dos criadores ela estava super quietinha, assustada, e disseram que ia demorar a acostumar. 

Mas quando colocou no colo, ela ficou "numa felicidade!!... Não tem explicação, parecia que me conhecia há muito tempo, balançava o rabo, lambia... os vendedores ate ficaram sem graça".

"Outra coisa estranha, falou que tinha que apenas levar no veterinário indicado" deles. A Rê seguiu sua intuição e não foi neste, ligou para o veterinário de confiança, o Wagner, que fez um check-up geral e descobriu vários problemas (sarna, vacina inflamada...). Descobriu também informações escondidas, que depois ela teve bastante dificuldade em conseguir com clareza, como a origem verdadeira da Pandora. 

Fotos da minha primeira CÃOsulta com o tiu Waguini. Num gotei dessa luz, mas memu assim bejei.

(Fotos: Arquivo pessoal da Regiane)

Apesar de várias coisas erradas, e não é minha função neste post denunciar criadores e existem sim vários canis de confiança (isso é um bom assunto para outro post né? Comente se você quer denunciar ou indicar algum), a Pandora é de raça pura, que pode ser percebido pelo diamante em sua face. E mesmo com tudo esquisito, já era o presente para a família ser mais feliz e completa.

Nem era NatAU mas eu já era o presente para minha mamain, mais vAUliozo que o diamanti que a tia falou aí

"Quando ela chegou, fui estudar para entender o máximo sobre os cães, fui estudar a raça, tudo que eu podia fazer pra ela ter qualidade de vida, e faço isso até hoje, então me ajuda bastante, só quando as crises são fortes e oscilo muito é que não tenho ânimo pra mexer."

"Pra pra mim, meu tratamento é bem difícil (...) ela veio para me salvar todos os dias. ELA ME SALVA TODOS OS DIAS.  O médico falou que se soubesse tinha indicado um cachorro antes. 

Tem dias que estou passando mal e que se não fosse ela, não levantaria da cama... para poder passear e cuidar. ELA É TUDO, ELA É MINHA ALEGRIA."

Eu sou a AUlegria da casa !!!

A Pandora uniu a família. Veio só somar. Tanto que quando o Vi resolveu fazer intercâmbio, por ser seu filho único, ela é super apegada e, com todos os problemas, se ficasse aqui sozinha iria surtar. 

Mesmo estando longe, é a paixão do Vi, que faz chamada de vídeo para falar com ela. 

Com as suas crises dissociativas, a Rê tem uma paralisação do corpo. Ela apaga, fica imóvel, olhos fechados. Porém não perde a consciência.  Dura em media 40 minutos e parece que está dormindo. 

Sempre gostei de ficar em cima da minha mamain

(Foto: arquivo pessoal Regiane)

"Ela (Pandora) sabe diferenciar quando é a crise e quando está dormindo. Quando estou dormindo, ela tenta me acordar. Na hora da crise não, começa a ficar como se fosse preocupada, sobe no peito e deita, como se estivesse cuidando. Ou fica pelo menos com a cabeça na patinha, mas não sai do lado. E quando volto fica cheia de alegria"

Eu tenho poderes mAUgicos para cuidar da minha mamain.

Sendo muito carinhosa e companheira , mesmo nunca tendo sido adestrada e ensinada,  a Rê pensou em cadastrá-la como cão terapeuta. Eu super apóio essa idéia!

E ela arrasou sempre no quesito comportamento, e a Rê contou com a ajuda do canal do youtubeTudo Sobre Cachorros.

Ela veio com uma missão especial. Uma vez uma senhora me falou para  nunca deixar ela sozinha. Nós temos uns aos outros, eles só tem a nós. "

Desde então não a deixa mais sozinha. Ela até já vai pra bolsa de passeio quando a Rê começa a se arrumar.

AUdoro passear!! Nesse dia conheci a tia Thais e agora ela é minha fotógrafa oficial 

A Pandora é tão encantadora que hoje ela é uma pet influencer, pois tem acima de 14,3 mil seguidores no insta!!           

"Eu nem sei dizer como chegou nesse número, que não é nada comparado a muitos, tem cachorros com 50, 100 mil seguidores, mas essa nunca foi minha intenção e nem é o meu foco. Fiz porque me ajuda distrair e tira um pouco o foco do problema de saúde." 

Quando eu perguntei para a Rê como isso foi acontecendo, e o porquê ela acha que foi esse sucesso, ela me disse:

"Aconteceu das pessoas me mandarem directs pra tirar dúvidas, eu já tinha notado que os tutores não gostam de tirar dúvidas, de ajudar, com medo do outro cãozinho crescer, juro que isso existe, eu fiquei horrorizada e triste, nem imaginava que até com os animais era assim, eu já tive dúvidas bobas e geralmente o tutor enrola e não gosta de falar.

Começou me fazer mal (...), porque vi que te tratam conforme números de seguidores, eu vi muita disputa, coisas tão desnecessárias."

Ih Pandora, eu te garanto que não foi meu caso, pois sou tão desligada com isso, só fiquei sabendo depois que te conheci. Até fiz um retrato seu com sua mamãe e depois descobri que ela não gosta de aparecer na frente das câmeras. Olha a raridade:

Isso tia, faz di conta qui tá tirando só minha e tira da mamain iscangaiada tamém hehehe

 "Eu falei pra minha terapeuta que ia parar, que estava me fazendo mal ver certas atitudes e ela me propôs fazer o contrário, ela me disse, já que é assim, faça diferente, ajude as pessoas, responda quem tiver dúvida, estamos aqui pra somarEntão fiz isso, respondo todo mundo que me chama e ajudo no que puder, as pessoas até estranham 😄"" 

Como não se AUpaixonar? Até pepeta eu tenho, dá ixenza....

(Foto: arquivo pessoal Regiane)

"Eu penso diferente, pra mim os números são indiferentes, só acho legal na questão de mais pessoas ter acesso a conteúdo e poder ajudar, não pra ganhar bandana kkkkPorque a gente mais gasta do que ganha"

Mas com a tia Thais da Santo Chico pode gastar a vontis, viu mamain

Meu foco são os animais, eu penso no bem estar deles, quando me perguntam, minha preocupação é sempre em ajudar o animalzinhoTem gente que pede dica pra ficar "famoso", é pura ilusão, Tha

Mas quer dica melhor que essa? Simplesmente, ser autêntica, ajudar o próximo, pesquisar e compartilhar a informação, tudo em busca de um bem maior. Se todos seguissem, a internet seria um lugar muito melhor. "Se eles nos fazem bem, pra que transformar isso em algo negativo? Eu penso assim".  E eu também Rê.

"Ler, escrever, criar conteúdo me ajuda bastante na luta contra o TOC. Eu não forço ela a nada, e o bem estar dela vem sempre em primeiro lugarEu gosto do carinho que ela recebe , isso me deixa feliz"

Eu também sou muito feliz que achei AUces.

Beijos e obrigada pela linda história Rê, Marcelo e Vi... e Padora!

Thais Mazzoco

Fotógrafa e Eupresária da Santo Chico

GOSTOU? Que tal também eternizar seu amor por seu pet? Quer GANHAR um ensaio como este da Pandora?

Estou selecionando histórias lindas como essa para serem selecionadas e GANHAR o ensaio aqui no estúdio.

CLIQUE AQUI e deixe seu telefone que eu entrarei em contato com você.

20 Jul 2020

Amizade Pet e Saúde

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ateac beneficios dos pets cachorro cao terapeuta coelho confinamento cozy depressao isolamento social minilop ong ong ateac pandemia pandora pandora pug pandora pug campinas pet influencer pug saude

Quem viu também curtiu

03 de Jun de 2021

5 dicas para comemorar a Festa Junina com seu pet

20 de Abr de 2021

Mãe de Pet

08 de Fev de 2021

Festa Buddy Toledo - tema Harry Potter

Logo do Whatsapp