08/05/2024 às 21:22 Dicas

Dia das Mães e a Polêmica das Mães de Pet

50
3min de leitura

O dia das mães está chegando e com ele sempre a mesma polêmica:

Existe mãe de pet?

Muito além de declarações de amor como "Não nasceu de mim mas nasceu para mim" e memes divertidos com montagens de ultrassom de gravidez, essa expressão ganhou muita popularidade e também muitas críticas.

Trago aqui para vocês alguns dados reais e alguns baseados em relatos de clientes e amigas para te ajudar a eliminar qualquer ranço, seja a favor ou contra o termo.

Sim, querendo ou não, o termo Mãe de Pet existe e está mais forte do que nunca.

Família

Mais do que apenas uma brincadeira, a Família Multiespécie é:

Formada pelo núcleo familiar humano em convivência compartilhada com seus animais.

Agência Câmara de Notícias

É uma nova formação familiar que cresce a cada dia segundo o Instituto Pet Brasil e a Abinpet.

Segundo a PetFuture, empresa especialista em inteligência de mercado, em 2023 os lares com pets no Brasil eram em 68%. Destes, 43% já estão inteiramente ou parcialmente passando pelo processo de humanização, ou seja, frequentam o interior dos lares, como um membro da família.

Com este aumento, novas necessidades estruturais das famílias multiespécies e hoje já tramita na câmara um Projeto de (Lei 179/23) "prevê uma série de direitos para os animais de estimação e regulamenta o conceito". "O projeto em análise na Câmara dos Deputados disciplina diversas situações pelas quais pode passar a família multiespécie: o fim da união estável, o divórcio, os pedidos de guarda e a regulamentação de visitas, entre outras." Fonte: Agência Câmara de Notícias

Experiência

Muitas clientes e amigas me relatam com muita alegria e entusiasmo vivenciar experiências maternas como Festas de aniversário, encontros, levar até escolinha, fazer um ensaio fotográfico , ter cuidados e responsabilidades,

Eu não posso ter filhos. Ainda bem que hoje com ela consigo ter várias experiências legais como levar na creche, receber lembrancinhas dos amiguinhos de festas de aniversário

Leandra, mãe da Susi, voluntária na Ateac

Esta fala da Leandra me tocou tanto que foi a minha inspiração para escrever este artigo.

Falando abertamente pela primeira vez, eu ainda não fui abençoada com a maternidade, e cuidar dos meus filhos pets é o mais próximo de uma experiência maternal possível neste momento.

E nós mães de pets falamos isso com tranquilidade, pois não se trata de substituição. Mães de pets sabem que não se trata da mesma coisa. Pelo menos todas com quem já tive contato.

Coração de Mãe

Apesar de saber que não é a mesma coisa ter filhos pets e humanos, uma coisa é muito certa: não é possível dosar o amor entre os membros da família.

O Amor é sempre genuíno e inexplicável. E como coração de mãe sempre cabe mais um, por que devemos criar medidas, tipos e formas de amor?

"Uma relação dependente e tóxica", como algumas pessoas já me passaram ter a sensação quando se fala em "maternidade" pet. Sobre isso, eu tenho uma notícia: este tipo de relação também não é nada boa entre humanos.

Veja por este lado: existem muitos relatos de pessoas que tiveram a vida salva por pets, com alívio de ansiedade e depressão. Como tentar julgar essa relação e as transformações ao longo dos anos?


Para concluir, eu acredito de verdade que o amor entre humanos e seus pets podem transformar vidas.

Não importa como chamamos.

E você, o que acha?

É um assunto Sensível para o qual muitas mulheres precisam ter local de fala.

Me Mande um DM ou comente aqui.

Saiba que é muito bem vinda, se achando mãe de pet ou não.



08 Mai 2024

Dia das Mães e a Polêmica das Mães de Pet

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dia das mães ensaio pet mãe de pet

Quem viu também curtiu

03 de Jun de 2021

5 dicas para comemorar a Festa Junina com seu pet

16 de Nov de 2020

Comemore a estreia de "A Dama e o Vagabundo" no Brasil

08 de Out de 2019

Medo de perder seu pet?

Logo do Whatsapp